A DHAMQ ENGENHARIA foi escolhida para participar da manutenção. Durante a reforma, o Alto-forno 2 sofreu intervenções no interior do cadinho para limpeza de carga remanescente, corte e retirada de gusa solidificado, entre outras ações.
A utilização dos métodos inovadores da DHAMQ permitiu a preservação dos refratários.
O alto-forno 2 havia sido reativado em junho/21, depois de uma paralisação iniciada no começo da pandemia no Brasil, em abril de 2020. No período de paralisação, a empresa investiu 67 milhões de reais no equipamento em uma reforma para religá-lo.
Além do forno 2, a usina de Ipatinga tem outros dois equipamentos de produção de aço bruto: o alto-forno 1, com capacidade para 660 mil toneladas por ano, e o alto-forno 3, com capacidade nominal para 2,3 milhões toneladas anuais e que tem reforma geral programada para meados de 2023.
DHAMQ REAFIRMA PRESENÇA NA AMÉRICA DO SUL COM OBRA NA COLÔMBIA
Expandindo sua atuação internacional, em maio desse ano a DHAMQ participou da parada programada para adequação da refrigeração do Alto Forno Helena da Acerías Paz del Río – segunda maior siderúrgica da Colômbia.
Foram executados furos para instalação de cigar cooler e realização de sondagem no cadinho do Alto Forno.
A Acerías Paz del Río é uma siderúrgica integrada que agrega siderurgia e mineração (mineral de ferro, carvão mineral e calcário), e tem capacidade de produzir 450 mil toneladas anuais de aços longos e planos.
Mais uma obra concluída com excelência, com uma equipe altamente capacitada, atuando dentro do custo e prazo planejados e sem nenhuma ocorrência de segurança.